terça-feira, 6 de setembro de 2011

A ameaça do sarampo está de volta

Em vias de erradicação no Brasil, essa doença voltou a dar sinal de vida por aqui em 2005, depois que um surfista brasileiro se contaminou durante uma competição na Ásia. No final do ano passado, 16 ocorrências foram registradas em duas cidades baianas. Esses casos preocupam as autoridades de saúde porque a doença é muito perigosa para a criança pequena. A letalidade chega a 6%, vitimando mais os bebês de 6 a 11 meses.
Para afastar de vez essa ameaça, o calendário oficial de vacinação inclui a tríplice viral, que previne também a caxumba e a rubéola. A primeira dose é aplicada quando o pequeno completa 9 meses e o reforço, aos 15. Desde 1994, os postos públicos passaram a vacinar também homens de até 39 anos e mulheres com até 49 anos.
Então, nada de ficar esperando o dia de vacinar seu filho para aproveitar a viagem. Procure logo o posto de saúde e ajude a afastar de vez a doença. Outra coisa: não é porque ela é cada vez mais rara que você deve desprezá-la. É sempre bom conhecer o inimigo para melhor enfrentá-lo. Ele dá as caras apresentando vermelhidão na boca, conjuntivite, coriza, tosse e febre moderada. Dois ou três dias depois, surgem manchas vermelhas em diversos locais, como pescoço, face, corpo, braços e pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário