quinta-feira, 29 de setembro de 2011

São dois bebês!

As técnicas de fertilização assistida são a principal causa do boom de barrigas dois-em-um nos dias de hoje (veja por que elas favorecem o aparecimento de gêmeos e, ainda, as causas naturais de gestações gemelares). Felizmente o aumento dessas gestações, mais delicadas por natureza, vem sendo acompanhado de perto por incríveis avanços da Medicina fetal.
As peculiaridades de dar à luz gêmeos começam bem antes de os bebês irem para casa, quando são necessários dois berços, dois colos e fraldas que não acabam mais. "A gravidez gemelar não pode ser encarada simplesmente como duas gestações normais e simultâneas", frisa o médico Sang Choon Cha, do Laboratório Fleury. E a futura mamãe não demora para perceber isso.
Os enjôos, o inchaço, a dificuldade para dormir, as alterações de humor e o ganho de peso costumam ser mais severos. Além disso, a fome devastadora precisa ser barrada. Só é permitido comer, em média, 500 calorias a mais que uma grávida de feto único - cuja dieta deve ter em torno de 2,5 mil calorias.
"O médico precisa acompanhar mais de perto o desenvolvimento dos bebês e a saúde da gestante", ressalta o ginecologista e obstetra paulista Flávio Garcia de Oliveira, autor do livro Bebê a Bordo, Guia para Curtir a Gravidez a Dois, editado recentemente pela Matrix. Nele fez questão de incluir observações sobre gravidez múltipla em cada capítulo. "O corpo feminino reclama, afinal a natureza não o preparou para sustentar dois bebês ao mesmo tempo", nota o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário