quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Problemas de nascença

Mal chega ao berçário, o recém-nascido já é submetido ao primeiro teste oftalmológico da sua vida. Batizado de exame do reflexo vermelho, esse procedimento é capaz de identificar doenças oculares congênitas como o glaucoma e a catarata. Se a pupila do pequeno ficar avermelhada, como naquelas fotos tiradas com flash, não há nenhum problema à vista: isso é sinal de que não há obstáculos para os raios luminosos. “No Brasil, mais de 60% dessas doenças são detectados tardiamente”, lamenta a oftalmologista infantil Rosane Ferreira, de Porto Alegre. Conheça algumas desses males e veja como os especialistas procuram tratá-los:

• Estrabismo – neste caso, um dos olhos desobedece aos comandos cerebrais, não conseguindo mirar um objeto. Daí, acaba desalinhado. Procedimentos cirúrgicos podem dar cabo desse problema.

• Glaucoma – trata-se do aumento da pressão intra-ocular. Outro mal que é solucionado cirurgicamente.

• Catarata – o bebê também nasce com o cristalino, uma lente responsável por focar os objetos, totalmente opaco. Resultado: o pequeno apresenta diminuição da acuidade visual. Para esse caso, os oftalmologistas remove o cristalino doente por meio de cirurgia.

• Retinoblastoma – esse câncer se manifesta no fundo do olho. Um sinal que denuncia sua presença é um reflexo esbranquiçado na região da pupila. O tumor é extirpado cirurgicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário