sábado, 17 de setembro de 2011

Gestações Múltiplas: Quais as chances dela ocorrer?

Há quem ache lindo bebês gêmeos, mas também há quem fique arrepiado só de pensar em ganhar dois ou três bebês de uma vez. O fato é que, na grande maioria dos casos, essa não é uma decisão da mãe nem do pai. Então, saiba quais são as chances de ter uma gravidez múltipla.
A gestação múltipla envolve o desenvolvimento de dois ou mais fetos na cavidade uterina, diferente da gestação simples, onde há apenas um feto em desenvolvimento. O portal Guia do Bebê conversou sobre o assunto com o Dr. Marcello Valle, médico especializado em Reprodução Humana da clínica Origen, no Rio de Janeiro.
Segundo o especialista, há uma grande diferença entre as chances de uma gravidez múltipla por hereditariedade e por fertilizações. “A incidência natural de gravidez múltipla é 1/90 das gestações, e mais freqüente na raça negra. Com a utilização das técnicas de reprodução assistida esta incidência de gestações múltiplas correspondendo a 3,2% das gestações”, afirma.
Os números são incríveis e não há como negar a relação entre o crescimento de casos de gêmeos e trigêmeos com o uso de técnicas de reproduções humanas. Desde o primeiro bebe de proveta as gestações múltiplas aumentaram cerca de 70%.
Hoje, existem diversas técnicas e tratamentos para a infertilidade, como reposição hormonal, inseminação artificial e fertilização in vitro (FIV). O Dr. Marcelo explica que quando se utiliza uma técnica em reprodução as chances de ser uma gestação múltipla é em torno de 15%, principalmente a gemelar. Quando se usa medicamentos para a indução, desde que bem orientados, a incidência fica próximo aos casos de FIV.
A principal complicação da gestação múltipla é a prematuridade e o baixo peso dos bebês. E para a gestante, existe um maior risco de aumento da pressão arterial, diabetes, anemia e gestação pós-parto.
Numa tentativa de diminuir a incidência de gestações múltiplas, atualmente a ANVISA restringe os números de embriões a serem transferidos na técnica de fertilização em vitro conforme a idade da mulher. Mulheres com até 35 anos podem receber dois embriões, de 36 a 40 anos, três embriões, e acima dos 40 anos, quatro embriões, no máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário