segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Afaste a bronquiolite

Altamente contagioso, o vírus da bronquiolite acomete adultos e crianças. “Evitar o contato com pessoas gripadas é uma boa idéia”, diz o pneumologista e pediatra Paulo Kussek, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. A professora Sandra Vieira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, frisa que os recém-nascidos não devem pular de colo em colo. Não que as visitas sejam proibidas, mas é melhor que o bebê seja paparicado a distância, isto é, no berço, a salvo do contato com secreções de gente contaminada.
A prevenção do problema também pode ser feita com anticorpos produzidos em laboratório. “Mas isso apenas em casos especiais, como bebês com insuficiência cardíaca ou respiratória e portadores de doenças que levam a uma baixa no sistema imunológico”, diz Sandra. E a vacina? “Só daqui a uns dez anos”, estima José Dirceu Ribeiro, presidente do departamento de pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e professor da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadores de diversos países trabalham duro nesse projeto, mas, a julgar pelos obstáculos que têm encontrado pela frente, parece que o VSR está dando um baile.
Se o seu filho acabou contaminado, sossegue. “Boa parte dos casos se resolve em casa”, garante o pediatra Cid Pinheiro, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo. Em geral, inalações com soro fisiológico ajudam a desprender o muco e liberam o fluxo de ar. Além disso, água e leite materno afastam a desidratação — sim, ela se manifesta no inverno e piora bastante o quadro. Nos episódios graves, doses de oxigênio — leia-se internação hospitalar — podem trazer alívio e rápida recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário