domingo, 18 de setembro de 2011

Você sabia que os bebês também escolhem entre o que é bom e o que é ruim?

Eles são sempre uma gracinha. Mamam, dormem e com um simples espreguiçar já encantam a gente. Porém, entre uma troca de fraldas e uma soneca, cientistas descobriram que crianças bem pequenas, com apenas seis meses de idade, têm, além da fofura, alguma capacidade de julgamento.
Eles confirmaram a existência dessa capacidade de julgamento – ou inteligência social, como preferem chamar – após pesquisa envolvendo 12 bebês com seis meses de idade e 16 bebês com dez meses. O estudo foi mais ou menos assim...
Primeiro, as crianças assistiram a uma animação com três personagens diferentes. No desenho, um dos personagens tentava subir em um lugar alto, parecido com uma colina, quando outro personagem entrava em cena e o ajudava, empurrando-o para colina acima. Então , o terceiro personagem entrava em cena para atrapalhar e empurrava o personagem que precisava subir colina abaixo.
O terceiro personagem era malvado? Muita gente diria que sim e deve ter sido isso que os bebês também acharam. Por quê? Você já vai saber!
Depois de assistirem à animação várias vezes, os cientistas mostraram aos bebês dois bonecos de madeira, um parecido com o personagem que entrou em cena para ajudar e outro parecido com o que atrapalhava. O resultado foi que todos os bebês de seis meses e mais 14 dos 16 bebês de dez meses que participaram da pesquisa escolheram o boneco do personagem “bonzinho”.
Essa pesquisa foi realizada na Universidade de Yale, que fica nos Estados Unidos. O resultado pode indicar que os humanos realizam avaliações sociais muito antes do que se pensava, e que a capacidade de avaliar as pessoas com base em suas ações e, sociedade é universal e não depende de aprendizado.
Quando você exagerar nos mimos a um bebê, nem queira saber o que ele pode estar pensando de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário