sexta-feira, 29 de julho de 2011

Após o parto

O momento do parto é um momento que os pais jamais esquecerão! Não tenham medo do mesmo... O medo dificulta apreciarmos e usufruirmos os bons momentos que vivemos!
A colocação do bebê sadio sobre o seio materno imediatamente após o seu nascimento é importante, pois faz com que ele se sinta seguro, o aquece e estimula a produção do leite materno. A amamentação imediata ao nascimento estimula a contração uterina, favorecendo a expulsão da placenta no parto normal, além de diminuir o sangramento transvaginal após o parto.
Alguns bebês podem necessitar de assistência especial do Neonatologista (Pediatra especializado no atendimento do recém-nascido) após seu nascimento para que tudo transcorra bem, mas a grande maioria dos bebês é examinada pelo Neonatologista após o nascimento apenas para que seja confirmado o seu bem-estar.
Embora natural, o aleitamento materno não é um ato-reflexo ou intuitivo, ele precisa ser aprendido! Aprendizado este que deve iniciar-se durante a gestação!
O período pós-parto imediato é crucial para que a amamentação se estabeleça de modo adequado nos primeiros meses de vida do bebê! 

O ideal é que mãe e recém-nascido permaneçam juntos no quarto durante 24 horas por dia. Esse procedimento ajuda a mãe e o bebê na adaptação dessa nova etapa que se inicia. O bebê conhece sua mãe e quanto mais pertinho dela ele fica, mais se sente seguro e se acalma...
O seio deve ser oferecido ao bebê em livre demanda, ou seja, sempre que ele solicitar, sem horários preestabelecidos! Deve-se amamentar no mínimo 8 vezes por dia e oferecer sempre os dois seios em cada mamada (a mamada seguinte deve ser iniciada pelo seio que foi o último na mamada anterior. Ou seja, em cada mamada inicia-se por um dos seios e assim sucessivamente!).
A principal causa de fissura nos mamilos é a pegada incorreta do mesmo pela boquinha do bebê! Assim como a mãe tem que aprender a amamentar, o bebê também precisa ser ensinado como sugar e ser ajudado durante a mamada para que a amamentação possa acontecer adequadamente!
É importante evitar o uso de produtos ou pomadas nas mamas, antes ou após as mamadas. Deve-se apenas manter os seios limpos.
Por não ser uma cirurgia, após o parto transvaginal não é necessário ficar deitada ou ficar sem comer. No entanto, não esquecer que a mulher não deve se levantar sozinha, pois como é perdido muito sangue durante o parto, é comum haver queda da pressão arterial e até desmaios, caso não se tenha cuidado ao levantar!

Após o parto cesáreo, a mulher deve permanecer em repouso no leito, já que foi submetida a um procedimento cirúrgico. Normalmente é recomendado que a paciente deambule (se levante do leito), com auxílio da enfermagem, após 12 horas do parto. Permanecer deitada no leito por muito tempo aumenta o risco de trombose no período pós-parto. A alimentação após a cesariana normalmente só é iniciada, gradualmente, após 6 horas.
A alta hospitalar normalmente acontece após 48 horas do parto normal e 72 horas após a cesariana, não se esquecendo que cada caso tem suas particularidades e que o Obstetra, junto com o Neonatologista e os pais devem estar de acordo quanto à mesma.
No próximo mês conversaremos mais sobre amamentação e orientações para as primeiras semanas após o nascimento do bebê. 

O segredo dos primeiros dias após o parto é manter a calma! Esse é um período de adaptações, para todos! O bebê é o reflexo dos pais. Dêem carinho, transmitam calma para ele e aproveitem o presente (indescritível!) que receberam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário