sexta-feira, 29 de julho de 2011

A hora da amamentação

A futura mamãe que está esperando a chegada do seu bebê, depara-se durante a gestação, com muitas dúvidas, medos e ansiedades, todas voltadas para aquele ser tão pequenino, tão desejado e que irá sair do ventre dela para um mundo completamente diferente daquela barriga acolhedora e confortável.
Neste período, tantas questões invadem os pensamentos das mamães que são abrangidos desde perguntasdo tipo: "como trocar uma fralda?"; "Como dar banho?"; "Como segurá-lo?"; "Dar o peito dói?"
Todas as dúvidas que aparecerem devem ser questionadas com os profissionais especializados, pois sendo informada, a mamãe poderá sentir toda a tranqüilidade para lidar com este novo ser que está vindo e que necessita de todo o amor da família.
Porque será que a Fonoaudiologia faz parte do grupo de profissionais que orientam as futuras mamães e papais? A Fonoaudiologia está voltada para a prevenção de qualquer alteração que possa vir a existir no crescimento e desenvolvimento crânio-facial à nível ósseo, muscular e funcional, principalmente no início do desenvolvimento da linguagem.
O que significa desenvolver uma alteração óssea da face, muscular e funcional? Significa desenvolver uma inadequação e/ou incoordenação dos músculos envolvidos nas funções de sucção, deglutição, mastigação e respiração. Estas desordens podem acarretar também alterações na produção dos sons da fala, falar colocando a língua para fora da boca, respirar pela boca, desenvolver gagueiras ou outras diversas alterações que podem ocorrer. À estas alterações chamamos de Distúrbios no Sistema Estomatognático. Para que alterações não ocorram é necessário que as mamães saibam da importância da amamentação e o que a Fonoaudiologia pode auxiliá-las neste novo caminho.

 
Aspecto Nutricional do Aleitamento Materno
O leite materno é composto pelo colostro, que é o primeiro leite, e que apresenta os níveis mais altos de proteína, servindo para estabilizar os níveis de glicose no sangue do bebê que caem muito, logo após o nascimento. É rico em vitaminas e minerais.O colostro ajuda a limpar a primeira descarga intestinal do recém-nascido, preparando o aparelho digestivo do bebê para receber o leite transicional e o leite amadurecido. O leite é constituído principalmente de água, proteína, lactose, além de apresentar uma suplementação de vitaminas e sais minerais, incluindo cálcio, fósforo, zinco e vitaminas B6, B12, C e D.
O leite materno é composto também de fatores que dão imunidade, já que o recém-nascido não consegue produzir seus próprios anticorpos. Somente aos três meses o bebê terá sua defesa imunológica completa.
Existe uma grande desproporção entre o crânio cefálico e o crânio facial do recém-nascido, sua mandíbula apresenta-se retraída ( mais para trás ) em relação à maxila, a sua língua é volumosa frente ao tamanho da cavidade oral e fica numa posição mais baixa da boca.
A sucção tem um papel muito importante no desenvolvimento ósseo-muscular e assim, no equilíbrio do posicionamento das arcadas e da língua. Ao colocar o bebê no seio materno, ele abocanha tanto o bico quanto a auréola, comprimindo com a sua língua o seio contra o palato duro (céu da boca), promovendo a extração do leite. A sucção começa a estimular a mandíbula para frente e para trás, para cima e para baixo, a língua faz um movimento também de frente para trás para jogar o leite para a orofaringe (garganta) ocorrendo uma contração nos lábios e uma estimulação para o bebê respirar pelo nariz, pois não solta o peito enquanto mama.
Desde cedo, o bebê já faz um árduo trabalho, fazendo com que chegue a suar, pois, a sucção natural exige muito esforço. Todo este esforço que o bebê realiza é chamado também de movimento de " ordenha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário