sexta-feira, 29 de julho de 2011

Preparação para o parto

Está a chegar o dia pelo qual espera há sensivelmente nove meses. Tudo tem de estar a postos para quando chegar a altura. Se optou pela indução do parto, cada vez mais frequente em Portugal, então terá certamente tudo controlado. Se por outro lado está à espera da «mãe natureza», então o que se segue é para si.
O ideal será começar a planear o parto e o que fazer, cerca de um mês antes do dia previsto. Isto porque as previsões normalmente variam entre uma e duas semanas por defeito ou excesso. Como tal, o planeamento e preparação são fumdamentais, e não apenas para as mamãs. Os pais desempenham aqui um papel preponderante. E é imporante que o façam para não se sentirem excluidos deste momento de mudança nas suas vidas.
Entre as coisas mais importantes a fazer, está a mala para mãe e filho, e também a preparação do regresso a casa. Esta deve estar preparada para receber o mais novo elemento da família, de modo a que a transicção do hospital decorra o mais suave possível.
Encare a lista que lhe damos de seguida, como um referência das coisas mais relevantes que deve ter em conta. Em todo o caso, contacte o hospital, matermidade ou clínica, para ter a certeza que tem tudo o que precisa. Estes locais costumam também dar-lhe indicações do que levar e fazer.


Para a Mãe
Umas mais informais e outras com sentido «fashion» mais apurado, todas devem ter os seguintes pontos em atenção e colocar na mala:
Roupa para dormir (pijama ou camisa de noite preparadas para a amamentação)
Chinelos
Uma muda de roupa (para o regresso a casa)
Artigos de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, escova de cabelo, champô, pensos higiénicos)
Carteira com os documentos pessoais
Revistas ou livros (para passar o tempo)


Para o Pai
Nesta altura os papás tendem a gastar muito as solas dos sapatos, ao andarem de um lado para o outro, sem saberem muito bem o que fazer, ou qual o seu papel exaxtamente. Aqui vai:
Livros, revistas, Sudoku, Gameboy, PSP ou qualquer outra coisa que o mantenha ocupado
Roupa (para o caso de passarem a noite na sala de espera)
Máquina fotográfica ou câmara de vídeo (essencial)
Telemóvel e carregador (prepare-se para passar horas a atender e a fazer telefonemas)
Charutos (para aquela celebração com os amigos)
Carteira com os documentos pessoais


Para o Bebé
De poucas necessidades, comer e dormir estão no top. Pouco sabe fazer mas o que faz, fá-lo bem e em grandes quantidades. Por isso não se esqueça de:
Várias mudas de roupa para o recém-nascido
Fraldas (muitas fraldas, de recém-nascido)
Cremes e toalhetes (alguns hospitais/maternidades disponibilizam estes artigos)
Uma manta (escolha bem porque esta vai acompanhá-lo por muito tempo)
Uma chupeta (a melhor amiga do bebé)


Para tornar o regresso a casa agradável e sem complicações, prepare várias refeições antes de ir para a maternidade. Se tiver um marido cozinheiro, uma sogra prestável ou outros do tipo, tanto melhor.
Relaxe enquanto pode e aproveite ao máximo esse milagre da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário