terça-feira, 8 de novembro de 2011

Investigue os problemas de fertilidade

Se as tentativas de gravidez não foram bem-sucedidas, chegou a hora de procurar ajuda especializada. Descubra onde está o problema
A dificuldade em engravidar costuma ser democrática e atinge homens e mulheres na mesma proporção. “Estima-se que em 40% dos casais inférteis a causa está na mulher. Em outros 40%, no homem. E nos 20% restantes os dois contribuem”, explica Gilberto Freitas, responsável pelo Setor de Reprodução Humana do Hospital Pérola Byington, em São Paulo. Cabe ao médico analisar o problema e indicar qual o tratamento mais adequado para cada casal. 
Aí entra a necessidade de mapear exatamente o que acontece no corpo dos futuros pais por meio de exames, consultas e levantamento de histórico médico. “Normalmente, a primeira visita é ao ginecologista, capaz de tratar os problemas mais simples. Ele deve pedir radiografia do útero e das trompas, exames hormonais, sorologia para sífilis, hepatite, HIV e espermograma para o companheiro”, diz Paulo Olmos, do Projeto de Reprodução Humana Alfa, em São Paulo.
Nada impede, é claro, que o paciente consulte imediatamente um especialista em fertilidade. “Não é por que faz fertilização in vitro que o médico recomendará o tratamento sem necessidade”, enfatiza Olmos. Nesse caso, a bateria de exames para checar a saúde do casal é a mesma, podendo já incluir outros testes mais específicos.
Feito o diagnóstico, indica-se uma técnica mais adequada para o problema do casal. Muitas vezes um tratamento mais leve, como estimulação de ovulação por meio de injeções de hormônio, pode ser recomendado e, se não surtir efeito, a inseminação artificial ou a fertilização in vitro é indicada. Outras situações pedem de imediato esse tipo de intervenção. “Ao todo, 50% dos que procuram minha clínica conseguem engravidar com terapias simples, enquanto os outros 50% recorrem a técnicas de reprodução assistida”, revela Olmos.
As recomendações variam caso a caso e apenas o médico pode orientar o que fazer. O mais importante na hora de procurar um especialista é ter consciência de que nenhuma técnica é garantia de gravidez imediata. “Os casais precisam ter isso em mente para não se decepcionar ao longo do tratamento”, diz Newton Busso, fundador do Projeto Beta e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário