sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Contadores de histórias

  Se há uma horinha gostosa e importante, com os nossos filhos, é a de contar histórias. E não precisamos de mais nenhum recurso a não ser um pouquinho de tempo e bastante dedicação ao momento. Não é preciso que seja antes de dormir, embora acalme e o conforto e o aconchego façam, realmente, o soninho chegar. Hora de contar histórias vai além de tudo isso. É momento de compartilhar, de entrega e cumplicidade, de viajar juntos por um outro mundo. É quando o adulto também se permite entrar na fantasia, no faz-de-conta e é essa magia que encanta os pequenos. É quando os pais estão ali à inteira disposição com os filhos no colo ou não, mas inteiros e companheiros para a aventura.
Por que é que as crianças tem verdadeira loucura pelos desenhos animados e pelos jogos de videogame? Exatamente pela oportunidade de passear por outra “realidade” e vivenciar outras sensações. Divertir-se, sim, mas também descobrir, experimentar, aprender. A riqueza da leitura feita pelos pais é a troca que ela permite. É a intimidade que ela gera, o afeto que transmite e o aprendizado que proporciona. 
Tantas coisas podemos ensinar, por meio da leitura, e tantas outras podemos aprender. Uma mãe comentou comigo, outro dia, que estava  contente porque o pai passou a ter esse hábito com os dois filhos pequenos e que, além das crianças adorarem e terem até ficado mais obedientes, foi ele quem descobriu uma terapia incrível ao contar as historinhas, fazendo vozes , caretas e dando risada com as crianças. Agora, um dos programas favoritos da família para o final de semana é ir à livraria escolher livros novos para a biblioteca que criaram no corredor de casa. “Ah, eu não sou bom nisso, não sei imitar, nem dramatizar”, disse outro pai, ouvindo nossa conversa. Não se preocupe com o seu desempenho. Apenas se entregue de verdade ao momento. Quando você perceber, muito antes do que imagina, terá se tornado um ótimo contador de histórias, o melhor para quem mais interessa: seu filho!
Vocês vão descobrir coisas super interessantes sobre seus pequenos, à medida que pedirem uma mesma história ou fizerem comentários. Traços de personalidade, preferências e até mesmo medos e dificuldades virão à tona. Às vezes, vocês vão começar uma história e a criança vai interromper pra contar alguma outra coisa que lembrou ou viveu naquele dia, ou até perguntar algosobre a sua infância. Nesse processo, vocês vão se conhecer mais e melhor. 
Criar o hábito da leitura é um presente maravilhoso que damos aos nossos filhos. Mas do que um presente, é um caminho, que pode fazer florecer outros interesses e habilidades, como o desenho, a música, a poesia...Seja esse contador de histórias, ensine seu filho a ouvir, a prestar atenção, incentive a curiosidade e a imaginação. Amanhã, ele poderá ser um bom leitor, um escritor, talvez, e na sua memória estará esse registro, as histórias que leu e o amor que contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário