quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Atleta mirim

Seu filho pratica alguma atividade física? Brincar, é claro, não conta
Se o pequeno ainda não iniciou sua carreira de esportista, saiba que ele está liberado para dar braçadas, chutes ao gol e saques depois de completar 4 anos.
"A partir dessa fase, a criança já tem coordenação motora suficiente para praticar um esporte", diz o ortopedista pediátrico Nei Montenegro, de São Paulo. Muitos meninos e meninas, no entanto, começam a suar a camisa antes mesmo desse período, só que de forma mais lúdica.
Agora que o sinal está verde para o atleta mirim entrar em ação, falta escolher a melhor atividade física para ele. Conheça algumas alternativas.
 
Os benefícios da natação
 
Ela é uma ótima opção, porque exercita o corpo inteiro e ainda melhora a capacidade respiratória. Mas há um porém. Crianças até 5 anos, por mais que saibam nadar, precisam de supervisão a todo momento, na piscina ou no mar. "O risco de afogamento existe, mesmo que elas já façam natação desde pequenas", alerta Nei Montenegro.
 
Outros esportes
 
Se você está em dúvida ou acha que seu filho não vai gostar de nadar o que é muito pouco provável, diga-se de passagem , experimente matriculá-lo numa escolinha de esportes. Além de conviver com outras crianças, ele será apresentado a diversas modalidades esportivas, como futebol, vôlei, basquete, tênis e ginástica olímpica todas elas adaptadas às limitações dos pequenos.
E lembre: praticar esportes nessa idade não é um simples passatempo. Faz um bem danado à saúde e auxilia no desenvolvimento e na socialização da meninada. Além disso, quanto mais familiarizada a criança estiver com as atividades físicas, menor o risco de tornar-se sedentária na vida adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário