domingo, 14 de agosto de 2011

Vacinação agora conta com mais duas vacinas

Sobe para treze o número de vacinas do calendário nacional básico de vacinação. O Ministério da Saúde anunciou que vai adicionar a pneumocócica 10-valente e a anti-meningococo C ao circuito de imunizações da rede pública de saúde. A primeira delas começa a ser distribuída em março de 2010, enquanto a segunda começa a ser aplicada em agosto.
A pneumocócica 10-valente protege contra a bactéria causadora de doenças como as meningites e pneumonias pneumocócicas, além de seus desdobramentos como a otite, sinusite e as infecções de garganta. A anti-meningocócica C imuniza contra a doença meningocócica, uma inflamação das membranas que cobrem o cérebro e a coluna e que resulta em dores de cabeça, febres altas e muito desconforto nos pequenos.

Como será o esquema de vacinação?
A vacina pneumocócica 10-valente vai ser distribuída para crianças com menos de um ano em três doses e a anti-meningocócica C vai ser ministrada em duas doses seguidas. Ambas as vacinas terão uma dose de reforço antes da criança comemorar o primeiro aniversário.
Como este é ano inicial da implantação da vacina no sistema público de saúde, se o seu filho tem até dois anos e não foi imunizado anteriormente, ele também tem direito a receber as injeções. Só a partir de 2011, que estas vacinas farão parte do calendário básico destinado especificamente as crianças menores de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário