domingo, 14 de agosto de 2011

ANVISA aprova vacina 13-valente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar a vacina pneumocócica conjugada 13-valente, do laboratório Pfizer, que promete 100% de cobertura aos principais tipos de micro-organismos por trás da pneumonia e da meningite. Esse tipo de imunizante é indicado a lactentes e crianças entre seis semanas e seis anos de idade (incompletos) e deve ser administrado em quatro doses: aos 2, 4, 6 meses e entre 12 e 15 meses de idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças pneumocócicas matam de 600 mil a 1 milhão de crianças todos os anos.
Até o ano passado, a única vacina desse gênero disponível era a 7-valente. A partir deste ano, o calendário do Ministério da Saúde adotou a 10-valente para barrar essas enfermidades. A 13-valente, por enquanto, será apenas distribuída na rede privada.
Se seu filho recebeu, até o momento, uma ou mais doses da 7-valente, ele poderá completar, sem problemas, o processo de imunização com a nova vacina. Para aquelas crianças que já receberam as quatro doses recomendadas, é possível tomar mais uma da nova versão para garantir uma cobertura ainda mais eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário